A Associação de Pais do Agrupamento Vertical de Escolas do Viso é uma estrutura federada, com estatutos próprios e reconhecida, sendo a mesma com publicação no Diário da Republica, sem fins lucrativos, cuja finalidade é congregar, coordenar, dinamizar, defender e representar, a nível do Agrupamento, o movimento associativo de pais e intervirá como parceiro social junto dos órgãos de soberania, autoridades e instituições de modo a possibilitar e facilitar o exercício do direito de cumprimento do dever que cabe aos pais e encarregados de educação, de orientarem e participarem ativamente como primeiros responsáveis, na educação integral dos seus filhos e educandos.
Independente, pluralista, respeita a Declaração Universal dos Direitos do Homem, defende e apoia a família.
É a forma organizada de os pais participarem nos órgãos de gestão da escola e de se integrarem ativamente na Comunidade Educativa dos seus filhos ou educandos, em igualdade de circunstâncias com os outros pares da comunidade. É a fórmula para construírem e viverem em parceria o Projecto Educativo da Escola.

Compete em primeira instância à Associação de Pais:

Velar pela Qualidade da Educação dos seus filhos ou educandos;
Representar os Pais e Encarregados de Educação junto do Conselho Executivo ou Direcção, no Conselho de Turma e no Conselho Pedagógico e Assembleia da Escola ou Agrupamento de Escolas;
Informar e aconselhar os Pais.



É nosso firme propósito contribuir para que os Pais e Encarregados de Educação participem mais ativamente na vida da Escola. A participação não é só um direito, mas acima de tudo um dever cívico a que os Pais não devem renunciar. Dever e direito esse, que é de todos e não apenas de alguns. Cabe-nos também a nós, Pais e Mães, tomar as iniciativas, que forem consideradas convenientes, no sentido de tornar a nossa Escola cada vez mais atraente, onde os nossos filhos se sintam felizes, adquiram os conhecimentos indispensáveis ao seu desenvolvimento integral e obtenham os níveis de formação académica a que se propõem.
Para isso, temos de ter uma Associação forte e bem representativa de todos os Pais e Encarregados de Educação dos Alunos que a frequentam.

Apelamos, por isso, à vossa adesão, quer inscrevendo-se na Associação, quer participando nas suas atividades e iniciativas que vierem a ser programadas e, bem assim, fazendo parte dos seus Órgãos Sociais, nos Cargos para que vierem a ser convidados.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Hospital dos Pequeninos

hospitalpequeninos2010.png
O Hospital dos Pequeninos é uma actividade desenvolvida pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP), que tem como público-alvo crianças dos 3 aos 5 anos.

Os seus principais objectivos são ajudar as crianças que nele participam a perder o medo de vir ao hospital, tão característico daquela faixa etária, e dar-lhes uma visão amigável da Medicina.

Para tal, as crianças trazem ao Hospital os seus bonecos e brinquedos preferidos, que estão doentes, para serem consultados. Através da relação empática e amigável que se estabelece com a criança, faz-se a desmistificação do que é recorrer aos cuidados de saúde e ultrapassa-se o medo da bata branca. Esta abordagem tem a vantagem de as crianças lidarem com os seus medos em relação ao hospital sem a pressão de serem elas os doentes; assim, permite-se uma exploração mais vasta dos seus medos com vista a poder combatê-los mais eficazmente.

Além dos objectivos já referidos, as crianças aprendem a importância da vacinação, adquirem noções de alimentação saudável e saúde oral. Tudo isto é feito através de jogos, pois é preciso não esquecer que, nesta faixa etária, o aspecto lúdico é primordial para a captação da atenção das crianças.

Aos alunos que participam permite-lhes desenvolver capacidades de comunicação com as crianças às quais, enquanto doentes, é mais difícil extrair informação relevante.

QUANDO É?

Na semana de 18 a 22 de Outubro, das 10h às 12h e das 14h às 17h, no Salão de Alunos.

COMO PODES PARTICIPAR?

Podes-te inscrever para participar em qualquer uma das salas (Triagem, Dor de Barriga, Constipação/Dor de Garganta, Falta de Ar/Asma, Acidente e Dor de Cabeça/Febre) ou podes participar no entretimento, colaborando na animação das crianças durante o evento ou vestindo-te de Joãozinho.

As inscrições decorrem na Lina, de 27 de Setembro a 13 de Outubro, sendo as vagas preenchidas por ordem de inscrição.

Podes ler as instruções de participação aqui.

DÚVIDAS?

Qualquer dúvida podes mandar um e-mail para hospitaldospequeninos@gmail.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário